sábado, março 12, 2011

Potiguares relatam drama vividos no Japão


A Jardinense Maria Gorete Medeiros da Silva, (foto 01) filha da tia do ex-prefeito de Jardim do Seridó Dr. Edimar Medeiros, Terezinha Medeiros da Silva, carinhosamente conhecida por “Têca de Nem”, viveu momentos de muitas aflições durante o terremoto que devastou o Japão nesta sexta-feira (11).

“Gorete de Têca” teve sua casa destruída durante o terremoto que chegou a magnitude de 8,9 o que provocou um tsunami (onda gigante) que atingiu até 10 metros de altura, engolindo e devastando tudo que encontrava pela frente. Ela mora na cidade de Hiratsuka no estado de Saitama no Japão, que fica à uma hora de Tókio.


Segundo informações de dona “Têca”, mãe de Gorete, (foto 02) a mesma teve que correr com sua filha até um colégio próximo de sua casa, local onde vários pessoas se refugiaram para se protegerem do desastre. Falei com ela por mais de ½ hora, e ela (Gorete) está bem, mas a sua casa caiu. Disse “Têca”. Ela disse que caiu muitas vezes por causa dos tremores até chegar ao colégio, era um clamor muito grande, ela rezava, gritava e clamava pela misericórdia divina. Completou “Têca”.

Gorete é irmão da colega de rádio, Dickça Cristiane, da Rádio Cabugi do Seridó, que por sinal esteve de férias no Japão em Janeiro Passado.

O natalense Carlos Kawamura, que mora no Japão há sete anos, relatou em seu twitter o drama vivido durante o tremor. Carlos revelou ter vivido momentos "apavorantes". Ele, que reside na província de Chiba, nos arredores de Tókio, afirmou que apesar de não haver "destruição aparente" em sua cidade, os tremores foram intensos.  "Aparentemente minha cidade saiu ilesa, mas estou bem assustado. Foi muito forte".

O natalense, que é funcionário de uma fábrica, mora no 8º piso de um prédio de 9 andares. Apesar de seu edifício não ter apresentado qualquer sinal de abalo, ele decidiu deixar o local e se abrigar na casa de amigos.

Confira abaixo alguns dos tweets de Carlos Nakamura:

@CarlosKawamura E quem consegue dormir depois de tudo o que esta acontecendo aqui?!? Noite longa! Mas a salvo!

@CarlosKawamura Parei de ver tv para não me assustar mais! O silencio domina as ruas num pânico silencioso! Arrepia!

@CarlosKawamura estou agora no carro indo para outra cidade, para casa de amigos. Estou com medo do meu prédio. Moro no 8 andar.

@CarlosKawamura Assustadora a cena do tsunami varrendo uma cidade do nordeste do Japão...e um aeroporto sendo invadido pelas águas lá em Sendai.

@CarlosKawamura aparentemente não há destruição aqui na minha cidade. Mas esta tremendo bem!

@CarlosKawamura Muita gente voltando para casa a pe por falta de trens. Avenidas com o trânsito parados.

@CarlosKawamura O Japão esta todo tremendo hj com terremotos fortíssimos! Estou fora de casa,pois meu prédio pareceu que ia cair!

Nenhum comentário: