sábado, março 26, 2011

Sadef conquista 83 medalhas na maior competição do paradesporto regional


Com um resultado espetacular em um dos eventos esportivos mais competitivos do País, a Sociedade Amigos do Deficiente Físico (SADEF- Petrobras/ Caern/Prefeitura do Natal/ Uniodonto/ Governo do Estado) retorna da 1ª Etapa do Circuito Loterias Caixa de Halterofilismo, Atletismo e Natação, que aconteceu em Fortaleza no último final de semana. Com a participação de 44 atletas, a instituição emplacou nada menos que 83 medalhas na disputa, sendo 41 ouros, 24 pratas e 18 bronzes.

Apesar da Sadef ter se destacado nas três modalidades, foi na natação que a entidade conseguiu o maior número de medalhas, com 36 no total (20 ouros, nove pratas e sete bronzes), com destaque para o atleta Emanuel Marques do Nascimento, que conseguiu cinco medalhas de ouro e duas de prata.

O halterofilismo - a equipe foi eleita Campeã Geral do torneio – contou com a participação de 17 atletas na modalidade, conquistando nada menos que 15 pódios, sendo oito medalhas de ouro, cinco de prata e duas de bronze, com destaque para Maria Luzineide dos Santos, que levantou 75kg e conquistou ouro o na categoria até 44 kg. A marca garantiu-lhe o melhor índice técnico entre todas as mulheres. “Ainda estamos no início do ano e da preparação. Meu objetivo é chegar forte no Parapan e em Londres 2012, minha principal meta”, explicou a atleta que defendeu o Brasil nas Paraolimpíadas de Pequim 2008.

Já a delegação de atletismo, que foi à competição com 16 atletas, voltou com um total de 32 medalhas (13 ouros, 10 pratas e nove bronzes). "Estamos muito felizes com os resultados. Tivemos oito atletas que conseguiram índice para a etapa nacional, com destaque para José Fernandes de Macêdo, de Santa Cruz, que conquistou o recorde brasileiro no salto triplo e foi ouro também no salto em distância e prata nos 100m; e Higor Santos Feitoza, de Lajes Pintada, que venceu os 100m e a prova de salto em distância", afirma o treinador Jonas Morais Sobrinho. 

A etapa regional Norte/Nordeste do Circuito Loterias Caixa provou que 2011 será um ano de muitas vitórias. “Fortaleza mais do que superou nossas expectativas. A região Norte/Nordeste tem melhorado ano a ano. Este ano tivemos um maior número de participantes, mais recordes foram quebrados e mais atletas foram classificados aqui, o que significa que os clubes têm investido continuamente em novos atletas. Além disso, o nível de competição está bem alto: 15 recordes brasileiros quebrados na primeira etapa regional, quando os atletas ainda estão começando a sua preparação, é um número muito bom”, avaliou o diretor técnico do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Edílson Rocha Tubiba.

Nenhum comentário: