terça-feira, abril 05, 2011

Giro Nacional

Ceará: Cirurgia de separação das gêmeas siamesas é realizada com sucesso


Uma cirurgia permitiu a separação das irmãs gêmeas siamesas Clara e Clarice, que nasceram unidas pelo abdome.

A família vive em Santa Quitéria, no sertão do Ceará, e viajou a São Paulo para que a cirurgia fosse feita no Hospital das Clínicas. A equipe médica responsável decidiu dividir o fígado que era compartilhado pelas meninas em duas partes iguais. Depois, os médicos reconstruíram a parede do abdome com um material sintético.

Os pais ficaram muito apreensivos durante toda a cirurgia, que durou aproximadamente quatro horas, mas se tranquilizaram com a notícia de que as duas meninas passaram bem pelo procedimento.

As gêmeas Clara e Clarice já deixaram o hospital das clínicas paulista onde realizaram a cirurgia e se recuperam muito bem. Clara deixou o hospital primeiro: sexta-feira, dia 18 e Clarice deixou o hospital na última quinta. A previsão é de que na próxima quinta-feira, as duas voltem ao hospital para uma avaliação do quadro clínico e uma possível retirada dos pontos. As duas, acompanhadas de seus pais estão na casa do casal José Arteiro e Maria Salomé, amigos quiterienses que residem há muitos anos na cidade de Santo André, no ABC paulista.

Pernanbuco: Mais de 200 crianças passam mal após comerem merenda

Mais de 200 crianças passaram mal em Pernambuco na tarde de sexta-feira, após comerem a merenda escolar. Nas cidades de Belo Jardim e Tacaimbó, no agreste pernambucano, foram internadas 203 crianças, além de outras que receberam tratamento em casa e não foram contabilizadas.


Segundo o gerente da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), Jaime Brito, o almoço com macarrão e carne moída foi servido por volta das 12h30 e, a partir de 14h, o problema começou a se manifestar. A cozinha industrial responsável pelos alimentos está localizada no município de Garanhuns e fazia distribuição para várias cidades.


Amostras da comida e da água da cozinha onde ela foi preparada foram coletadas e serão examinadas nos próximos dias. Também foram recolhidas amostras de sangue, fezes e vômito dos pacientes. O laudo deve sair nos próximos dias e só a partir de então a Apevisa poderá tomar as providências necessárias.



Paraná: 75% dos votos de Itaperuçu foram considerados nulos
Os eleitores da cidade de Itaperuçu (PR), na região metropolitana de Curitiba, voltaram às urnas neste domingo para escolher o prefeito da cidade de 23.899 habitantes, mas o vencedor ainda não pode ser declarado oficialmente.

Segundo o cartório eleitoral da cidade, até o momento, 75% dos votos são considerados nulos porque dois concorrentes tiveram a candidatura cassada, mas recorreram da decisão da Justiça.

Assim, o eleitor pode votar neles, mas aguarda a decisão final do TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral) do Paraná. O município tem 16.704 eleitores, de acordo com órgão.

A maioria dos votos foi computada para a candidata Célia Aparecida de Faria (PSDB), como 2.235, segundo o cartório eleitoral da cidade.

O segundo candidato com o maior número de votos foi João Gonçalves (PT), com 1.002 votos. Os candidatos Gerson Seccon (PMDB) e Neneu Artigas (PDT) tiveram o registro da candidatura cassada por abuso do poder, mas o cartório não divulgou o voto que os cassados obtiveram.

Bahia: Estado com maior número de assassinatos de homossexuais e travestis, diz GGB
A Bahia é pelo segundo ano consecutivo o estado com maior número de assassinatos de gays, lésbicas e travestis, segundo relatório anual divulgado nesta segunda-feira (4) pelo Grupo Gay da Bahia (GGB). No relatório, o GGB também entrega o troféu "Pau de Sebo" ao deputado Jair Bolsonaro (PP), "considerando que sua cruzada antigay estimula a prática de crimes homofóbicos".

Em todo o Brasil, 260 assassinatos de gays, lésbicas e travestis foram registrados - 62 mortes a mais do que 2009. Na Bahia, foram 29 homicídios. Com 43% dos casos, o Nordeste é a região que tem mais homicídios de homossexuais e travestis. Levando em conta o número da população, Alagoas é o estado com maior número de morte de homossexuais e travestis por habitantes.
Considerando as capitais, Maceió é a que tem o maior número de gays assassinados - 9 homicídios; em Salvador foram 8, 7 no Rio de Janeiro e 3 mortes em São Paulo.
Segundo dados do GGB, 43% dos homicídios foram a tiros, 27% a facadas, 18% por espancamento e 17% por sufocamneto ou enforcado. O grupo ainda comparou os dados do Brasil com os coletados nos EUA, onde são registrados 14 assassinatos de travestis em 2010 - no Brasil foram 110. De acordo com o grupo, o risco de um homossexual ser assassinado no Brasil é 785% maior que nos EUA.


Crimes por regiões
Nordeste - 43%
Sudeste - 9%
Sul - 10%
Centro-Oeste - 10%
Norte - 10%
Crimes por estados
Bahia - 29
Alagoas - 24
Rio de Janeiro - 23
São Paulo – 23

Nenhum comentário: