segunda-feira, abril 25, 2011

Natal: Novo exame para diagnóstico de dengue é disponibilizado na rede municipal de saúde

Para intensificar os esforços no combate à dengue em Natal, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está disponibilizando um novo exame para o diagnóstico da doença nas unidades laboratoriais da rede, o NS1. Diferente de outros métodos, o exame pode detectar a presença da infecção poucas horas a partir do contágio e o resultado é entregue em até 24h ao paciente. 
“O exame é um dos mais modernos disponíveis no país. Através dele, é possível detectar o anticorpo que combate a proteína do vírus da dengue e, junto à avaliação clínica dos sintomas, possibilita um diagnóstico mais rápido e mais específico e um melhor acompanhamento do quadro, evitando assim complicações da doença”, explica a bioquímica Magda Fabiana Dantas, responsável pelo Setor de Análises Clínicas da SMS.

O exame pode ser realizado em laboratórios de unidades de saúde nos cinco distritos sanitários da capital. São elas: Unidade Mista de Felipe Camarão, Unidade Mista das Quintas, Centro de Referência Infantil Sandra Celeste, Policlínica Cidade Esperança, Policlínica Dr José Carlos Passos, Unidade Mista de Mãe Luiza, Hospital dos Pescadores, Unidade Mista Cidade Satélite, Unidade de Ponta Negra, Hospital da Mulher Prof. Leide Morais, Unidade Mista Pajuçara e Policlínica Asa Norte.

Magda Fabiana Dantas destaca ainda que, além do NS1, estão sendo oferecidos nas unidades o exame específico para o diagnóstico pela sorologia Elisa (IgM e IgG), com resultado em até 72 horas, e os exames inespecíficos de prova do laço, hemograma, plaquetas, TGO, TGP e Albumina. A entrega do resultado dos exames inespecíficos nas unidades 24 horas é realizada em até 24h e, nas unidades de atendimento 12 horas, a entrega é feita em até 48 horas.

Nenhum comentário: