segunda-feira, abril 25, 2011

RN próximo de liderar número de captações de órgãos no NE

A Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do RN (CNCDO), que atualmente funciona nas dependências do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), está prestes a atingir a primeira posição entre os estados da região Nordeste em número de captações de órgãos. Se o ranking se confirmar, ainda neste primeiro trimestre o RN poderá atingir também o terceiro lugar nacional. No ano passado o RN já havia alcançado uma posição privilegiada entre os estados da federação que mais realizaram captações, ficando em segundo lugar no NE e em sétimo ao redor do país.
De acordo com o coordenador da Central de Transplantes do RN, Rodrigo de Vilar e Furtado, a elevação do número de captações é, em boa parte, graças ao advento da Organização de Procura de Órgãos (OPO), que vem atuando diariamente em 17 hospitais (entre públicos e privados) na procura e identificação de potenciais doadores.

A equipe da OPO é constituída de nove profissionais - entre enfermeiros e médicos - que diariamente dão suporte ao trabalho da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT). O trabalho de ambas é compartilhado. A junção dos dois serviços viabilizou o incremento na busca ativa para identificação, captação e doação de órgãos de que o RN precisava. Prova disso é que a média de identificação, manutenção e captação de múltiplos órgãos (rim, fígado e córnea), desde o final do ano passado, tem se mantido em 15 pacientes/mês.

 Visando oferecer mais possibilidades de assistência ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) que necessita de um transplante, a Central está finalizando o processo de credenciamento para transplantes de coração no RN. Segundo Rodrigo, "até o fim do primeiro semestre o RN estará com dois dos três centros que realizarão estes procedimentos (Hospital Universitário Onofre Lopes, Hospital do Coração e Promater).

Ainda em 2011, Rodrigo revela que pretende lançar a campanha "Fila Zero de Córnea". Segundo ele, somente no ano passado foram realizados 210 transplantes desse tecido. Atualmente no RN, 160 pacientes estão à espera de um par de córneas. Já de 1 de janeiro a 31 de março último foram feitos 18 transplantes de rim (destes, seis de doadores vivos), nove de fígado e 37 de córneas.

Nenhum comentário: