sexta-feira, abril 29, 2011

RN terá projeto de saúde terapêutica na rede pública


O Rio Grande do Norte vai se credenciar para ser um dos estados atendidos pelo Sistema Único de Saúde no projeto de atendimento terapêutico via rede pública. O objetivo é promover atenção integral aos pacientes, incluindo terapia corporal, acupuntura e até fornecimento de medicamentos homeopáticos.

Durante entrevista no Jornal 96, da 96FM, a adjunta da Secretaria Estadual de Saúde, Ana Tânia Sampaio, explicou que o plano do Rio Grande do Norte será discutido e lançado em um seminário realizado nesta sexta-feira (29).

O evento acontece no Hotel Praia Mar, em Ponta Negra, a partir das 10h, e vai contar com a presença de médicos, professores da Universidade Federal do Rio Grande (UFRN), diretores de hospitais e representantes do Ministério da Saúde.

“Hoje, vamos começar uma nova etapa na saúde do Rio Grande do Norte. Um dos princípios do SUS é atenção integral e isso não se faz só cuidando das consequências da doença. Com o projeto, a população terá opção pelo medicamento homeopata, acupuntura e terapia corporal. São técnicas que permite cuidar do campo energético”, conta Ana Tânia.

A secretária ressalta que apenas cinco estados brasileiros desenvolvem esse tipo de ação via Sistema Único de Saúde. “O Ministério da Saúde já fornece oito tipos de medicamentos que fazem parte desse tipo de atendimento, mas o estado só pode comprar quando a política é implantada”.

Ana Tânia informou que as ações do projeto são em vários segmentos. No Hospital Infantil Maria Alice Fernandes, por exemplo, será implantado um trabalho de meditação. 

“Claro que primeiro vamos resolver a questão dos médicos. Estamos com mais de 120 médicos já na folha deste mês, cujo pagamento está saindo agora. Além disso, a governadora autorizou para que quando forem solucionadas questões documentais os outros médicos entrem na folha”. 

Nominuto.com

Nenhum comentário: