sábado, julho 23, 2011

Repasse de alimentos da Conab/RN para entidades comunitárias será feito pelo programa Sesc Mesa Brasil


VALE DO AÇU - A partir do mês de agosto a distribuição de gêneros alimentícios de primeira necessidade em benefício de organizações comunitárias e filantrópicas do Rio Grande do Norte, procedimento que vem sendo até agora realizado pela superintendência regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), passará à gestão do programa Mesa Brasil Sesc.

A informação foi revelada terça-feira, 19, na cidade de Ipanguaçu, pelo coordenador da instituição federal, José Lopes, que participou de um seminário sobre Agricultura Familiar, onde representou o superintendente Francisco Sales de Medeiros. 

José Lopes declarou que deverá somente permanecer sob gestão da Conab/RN o abastecimento de Bancos de Alimentos e Cozinhas Comunitárias existentes em todo o Estado.

O restante do atendimento será transferido para o programa Mesa Brasil Sesc. "A partir de então será este programa que realizará o trabalho em prol de entidades de bairro e comunidades que vinha sendo efetuado pela companhia", asseverou.


Ele frisou que a orientação da superintendência regional é que os dirigentes de entidades beneficiárias de tal ação social procurem imediatamente entrar em contato com a coordenação do programa do Sesc.  
Segundo o dirigente José Lopes, a expectativa é que, por todo o curso da primeira semana de agosto, a superintendência transfira uma grande quantidade de produtos alimentícios ao programa Mesa Brasil Sesc, que, a partir daí, cuidará da redistribuição às organizações que vêm sendo contempladas pela empresa estatal.
José Lopes adiantou que, para que a operacionalização do programa pelo Sesc seja iniciada resta somente o aval final da direção-geral da Conab, na capital do país. "A superintendência já remeteu ofício com este propósito à direção-geral, em Brasília, e falta somente obter essa aprovação para que a distribuição de alimentos seja administrada pelo programa", confirmou.
Criado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), o programa Mesa Brasil Sesc é uma iniciativa de segurança alimentar e nutricional sustentável, que redistribui alimentos excedentes apropriados para consumo fora dos padrões de comercialização. Formado por uma rede de bancos de alimentos que busca onde sobra e entrega onde falta - o Mesa Brasil Sesc contribui para o combate à fome através da complementação de refeições.
O programa é também uma ação que integra o Sesc, empresas, entidades e voluntários com o intuito de reduzir o desperdício de alimentos. O perfil do programa é proativo, com custos reduzidos e de aplicação imediata.
A ação possui caráter permanente. O programa é fundamentado em parcerias, com responsabilidades compartilhadas por todos os segmentos sociais envolvidos, respeitando-se as especificidades de cada um.


Nenhum comentário: