quinta-feira, agosto 04, 2011

Sitio Novo realiza IV Conferencia Municipal de Assistência Social

Aconteceu nesta terça-feira (02) na Escola Estadual Sebastião Ferreira Lima a IV Conferencia Municipal de Assistência Social do município de Sitio Novo/RN, que este ano abordou o seguinte tema “Avanços na Consolidação do SUAS, com a Valorização dos Trabalhadores e a Qualificação da Gestão dos Serviços, Programas, Projetos e Benefícios”.

Algumas das finalidades que marcaram o evento foram às inúmeras discussões e avaliações voltadas para a política da assistência social diagnosticando problemas e soluções para aperfeiçoar e consolidar o “Sistema Único da Assistência Social” (SUAS) no município. 

O objetivo principal da IV Conferencia foi avaliar e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do “SUAS” na perspectiva da valorização dos trabalhadores e da qualificação dos serviços, programas, projetos, benefícios e eleger delegados para participarem da VIII Conferencia Estadual de Assistência Social.


O evento que reuniu dezenas de pessoas contou com a presença de Secretários, Vereadores, Educadores, Conselheiros, Jovens, Idosos, representantes da sociedade civil entre outros.

Após a recepção e credenciamento dos participantes foi oferecidos um Coffe Breack 



Em seguida a secretário executiva do Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS) convidou as autoridades presentes para fazerem parte da mesa de onde acompanharam algumas apresentações do Grupo Cultural de Flautas Primeiros Acordes, com alunos do PETI da Serra da Tapuia que iniciou sua apresentação com a execução do Hino Nacional sob o comando do maestro Junior um dos monitores do programa. 


Depois da bela apresentação do grupo a presidente do CMAS e Assistente Social do município Liliane Macedo fez a leitura do regimento interno da conferencia. Em seguida a Secretária Municipal de Assistencia Social Nadja Maria, apresentou os avanços e desafios da gestão municipal alcançados em outras conferencias. Nadja ressaltou que o município de Sitio Novo merece destaque por ter sido o primeiro município do estado com menos de dez mil habitantes a implantar um CRAS mantido apenas com recursos próprios. Destacou Nadja lembrando a todos a importância do evento. 

Devido a esse avanço, em 2008 Sitio Novo foi o primeiro município do estado com menos de dez mil habitantes a ganhar uma uma unidade com sede própria e recursos do governo federal.  

Com pouco menos de duas horas de atraso, a ex-secretária municipal da pasta, hoje Coordenadora de Projetos Especiais, da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS) Marisa Rodrigues da Silva participou do evento como palestrante. Marisa justificou sua ausência dizendo que foi convocada a participar de uma reunião com técnicos do governo para tratar da implantação do programa Brasil sem Miséria no RN.

Após justificar seu atraso Marisa deu início à palestra abordando o tema da conferencia com bastante transparência e clareza.



Após o almoço aconteceu a apresentação da metodologia para os participantes divididos em quatro grupos de trabalho. Em seguida os grupos se reunirão em salas para diagnosticar os avanços, as dificuldades e os desafios do Fortalecimento da Participação e do Controle Social. 

Após cerca de uma hora reunidos e discutindo os grupos elaboraram suas propostas para apresentação e aprovação em plenária.


Depois de aprovarem as melhores propostas foi à vez de eleger os dois delegados e  os dois suplentes que irão representar o município na VIII Conferencia Estadual da Assistência Social  que acontece em outubro deste ano.

Como representante do Governo a escolhida foi Nadja Maria como titular e Regileide Medeiros como Suplente. Já sociedade civil a escolhida foi Liliane Macedo como titular e Cléria Ribeiro como Suplente.

Nenhum comentário: