segunda-feira, setembro 19, 2011

Giro Politico


Parelhas: A Câmara de vereadores votou o aumento de cadeiras para as eleições, antes com nove vereadores, para onze vagas. Esse total retoma a quantidade existente antes da decisão do Supremo Tribunal Federal, em 2004. Parelhas vai na esteira dos municípios de Jucurutu e Currais Novos, que também aumentaram de nove para onze. A Câmara de Caicó aprovou o maior aumento na região. A próxima legislatura terá quinze vagas, contra as dez atuais.

Alexandria: Aconteceu nesta última sessão da Câmara Municipal de Alexandria, o Presidente da Casa Chiquinho Pires recomendou aos Vereadores presentes a votar contra o Projeto de resolução que instituia a TRIBUNA POPULAR proposto pela Vereadora Corrinha do PT, que tramitava na Câmara Municipal a três meses.

São Miguel do Gostoso: O pré-candidato da oposição Paulo Roberto ainda sem partido conta com o apoio de cinco dos nove vereadores que compõe a Câmara Municipal. Liderando com folga uma pesquisa que foi feita na cidade há alguns dias, Paulo Roberto que em 2010 perdeu a campanha com uma diferença de apenas 56 votos, está confiante de que desta vez o povo saberá optar pelo melhor candidato.

João câmara: Foi insignificante o número de eleitores que participou do plebiscito realizado pela Câmara Municipal para saber a intenção das pessoas com relação ao aumento no número de cadeiras no legislativo municipal. Nos dois dias de votação apenas 209 eleitores participaram da votação, que na sua maioria optou por 13 cadeiras em 2012. Para o presidente da Câmara o eleitor não correspondeu e diante do resultado ficará mesmo para o plenário decidir se mantém as 09 cadeiras ou se aumenta para 11 ou 13.

Touros: O colunista do jornal Folha do Mato Grande, Raimundo Lindó informa que o vice-prefeito de Touros, Júnior da Emater rompeu com o grupo da prefeita Luciana Farias e do marido dela Marcos Chimbinha. Devido o rompimento alguns amigos de Júnior estariam sendo perseguidos pela atual administração, inclusive com demissões. A matéria diz que esta não é a primeira vez que o vice-prefeito rompe com a prefeita, da outras vez o vice-prefeito retornou. Mas parece que agora a coisa é mais séria e o vice-prefeito Júnior deverá fazer um pronunciamento público para explicar a situação.

São Paulo do Potengi: O PMDB de São Paulo do Potengi realizou sua convenção municipal na tarde deste sábado, onde a cunhada do prefeito Azevedo Maria do Socorro Ribeiro foi conduzida a presidência e como vice-presidente do partido a esposa do vice-prefeito José Luiz. Zé Luiz assinou a ficha de filiação no PMDB, após ter deixado os quadros do PDT.

Ipueira: Nos próximos dias, um instituto potiguar estará visitando o município com a intenção de sondar o atual quadro político da cidade, visando às eleições de 2012. Ainda não existe uma data específica para a coleta dos dados, mas de acordo com informações veiculadas, caso os dados sejam semelhantes aos recentes levantamentos feitos para consumo interno, de grupos políticos da cidade, o quadro será direcionado para uma disputa entre o atual presidente da Câmara Municipal, Diego Macedo (DEM), caso a legislação seja favorável a sua candidatura, já que é filho da prefeita reeleita Concessa Macedo (DEM). Diego lidera todas as simulações artesanais. Outro trunfo é o nome do ex-diretor do DETRAN de Caicó, Paulo Brito (PR), que aparece em situação bastante privilegiada também, com chances, a exemplo de Diego, de consolidar a permanência do atual sistema na prefeitura. Já pela oposição, o nome que mais aparece com credenciais de disputar a prefeitura, é o da vereadora Fatota, recém filiada ao PMDB.

Currais Novos: O PSB de Currais Novos realizou seu congresso para renovação do diretório municipal, neste sábado (17), na Câmara Municipal. O vereador Izinho Brandão foi reconduzido à presidência da sigla, que estará no palanque de oposição ao prefeito Geraldo Gomes (DEM). Na Câmara Municipal, além de lideranças do PSB, o ex-prefeito Zé Lins (PR), que deverá disputar a prefeitura no próximo ano. Quem também foi prestigiar o PSB foi o vereador Moreira do Fisco (PP), que é ligado a vice-prefeita Milena Galvão e também ao deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PTB). Presidente do PDT em Currais Novos, Geraldo Júnior foi outro membro presente à mesa dos trabalhos.

Umarizal: O PR de Umarizal fez festa na noite de sexta-feira (16) para receber dezenas de novas filiações, que foram abonadas pelo próprio presidente estadual da legenda, deputado federal João Maia. Ao lado de aliados, como o ex-prefeito Nel Cavalcanti e sua esposa Elijane Paiva, além do deputado estadual George Soares, prefeita Shirley Targino (Messias Targino), vereadores e demais lideranças da região, João Maia externou sua alegria de voltar à cidade e receber seus novos colegas de partido. “O PR tem crescido porque sabe respeitar os seus filiados e principalmente os aliados políticos. E é assim que marcharemos com Elijane na disputa pela prefeitura e em vários municípios do nosso Estado”, reforçou. Apesar de ser um evento de novas filiações, todos os discursos foram de apoio a pré-candidatura de Elijane Paiva, na disputa pela prefeitura em 2012.

Jardim do Seridó: Segundo a pesquisa Agora Sei/Rádio Cabugi do Seridó que ouviu 500 eleitores na Zona Urbana de Jardim do Sreidó o atual prefeito Padre Jocimar lidera a disputa para prefeito da cidade com 39% na espontânea e 41% na estimulada. No quesito rejeição o atual prefeito apareceu com o maior índice, entre os citados.

Santana do Seridó: No relatório entregue pelo Grupo de Sondagens e Opiniões – Informe Sondagens de Natal, realizado no dia 10/09 em Santana do Seridó, foram ouvidos 105 eleitores na Zona Urbana e 45 pessoas em quatro comunidades da Zona Rural. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos, quem aparece liderando na corrida para prefeito contra o ex-prefeito Hudson Pereira é o atual secretário de saúde Adriano Gomes que na espontânea aparece com 40% e na estimulada 52%.

Santa Cruz: O pré-candidato a prefeito por Santa Cruz, Marcos Lima, poderá trocar de legenda. Ele é filiado ao PT, mas tem recebido convites para se filiar a outras agremiações. Indo para o DEM Marcos poderá receber o apoio da governadora do Rio Grande do Norte Rosalba Ciarlini e do senador José Agripino Maia.

Parnamirim: O ex-secretário de Reforma Agrária do Estado, Francisco Canindé de França, transferiu seu domicílio eleitoral de Caicó para Parnamirim, onde reside atualmente. Sua decisão seria pautada no projeto do PCdoB, no qual é filiado, de lançar candidato próprio naquele município. Contudo, Canindé que disputará o cargo de prefeito, pretende apenas “ajudar o partido”. O pré-candidato comunista será o ex-secretário Walter Fernandes.

Macaiba: No final da manhã deste sábado (17), o deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza (PTB) chegou ao Pax Clube de Macaíba, local escolhido para a convenção do PMDB. O empresário Luiz José Queiroz, esposo da prefeita Marília Dias foi reconduzido à presidência da sigla. Antes do deputado federal Henrique Eduardo Alves e do ministro da Previdência, Garibaldi Filho chegarem, Ezequiel discursou aos convencionais e a população presente. “Estamos fortalecendo o PTB de Macaíba, sob o comando do artesão político, o médico Olímpio Maciel para ser um partido parceiro e amigo do PMDB da prefeita Marília Dias. Vamos ganhar as ruas e comunidades para mostrar as obras e ações que essa administração competente vem fazendo”, discursou o deputado Ezequiel.

Nenhum comentário: