sexta-feira, setembro 02, 2011

Natal: Ministério da Justiça lança Campanha do Desarmamento


O secretário executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Teles Barreto, lançou em Natal a Campanha do Desarmamento da Região Metropolitana, na tarde desta sexta-feira (02). Ao lado da Governadora Rosalba Ciarlini e do Secretário Estadual da Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair da Rocha, Barreto salientou a influência da campanha para a redução das taxas de homicídios no Brasil, em cerimônia no Centro de Convenções. 

Para o secretário executivo, a posse de armas de fogo em residências é um dos motivos para a banalização dos assassinatos. Um instrumento de defesa se transforma em uma ferramenta da violência urbana. “A campanha do Desarmamento é um instrumento importante de política pública de segurança. Na campanha de 2005, houve 11% de redução de homicídios no Brasil”, declarou sobre os resultados efetivos da mobilização.

Segundo Barreto, países como Inglaterra e Argentina tem adotado a política de desarmamento e comprovado sua eficácia. 

O secretário executivo reafirmou o apoio do Ministério da Justiça aos projetos de autoria da Governadora Rosalba Ciarlini para o aprimoramento do sistema de segurança pública no RN. Rosalba foi à Brasília em busca de mais tranqüilidade para os potiguares e para os turistas que visitam o estado.

Segundo a Governadora, os projetos levados ao Ministério visavam recursos para presídios especializados em jovens e em mulheres; a criação de um novo ITEP em Natal e a reestruturação dos órgãos no interior. “Quanto menos armas estiverem circulando, mais vidas serão poupadas”, argumentou Rosalba sobre a utilidade da Campanha do Desarmamento.

Nenhum comentário: