sábado, outubro 22, 2011

Areia Branca: Baleia que estava encalhada consegue voltar ao mar


Por volta das 12h30, deste sábado (22) a baleia Jubarte de 10 metros e pesando aproximadamente 20 toneladas voltou ao mar. A Operação de desencalhe, sob o comando da professora doutora Bernadete Fragoso, do Projeto Cetáceos da Costa Branca da UERN, durou cerca de 50 horas e contou com a participação de 200 voluntário. Biólogos do Projeto Cetáceos da Costa Branca acompanharam a jubarte por cerca de 500 metros mar a dentro.

A operação teve o apoio da Marinha do Brasil, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Ibama, além de pesquisadores da UERN e da Ufersa.

Desde as primeiras horas de encalhe, foi grande a concentração de pessoas. Antes dos especialistas chegarem para iniciar o processo de socorro, na quinta-feira, crianças, jovens e adultos se aproximaram muito, chegando a subir no animal.

A primeira tentativa de desencalhe aconteceu durante a noite. Fracassou. A maré terminou foi jogando a baleia para a areia da praia. Na manhã de ontem, o animal ficou totalmente fora d'água e precisou de mais atenção dos pesquisadores, que usaram toalhas para hidratar a pele e colírio nos olhos do animal. Apesar da situação adversa, a saúde da baleia foi considerada estável pelos pesquisadores.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário: