sábado, outubro 22, 2011

Areia Branca: Desencalhe de baleia Jubarte fracassa

As tentativas de desencalhe da baleia Jubarte de 10 metros e pesando aproximadamente 20 toneladas na praia de Upanema, em Areia Branca, fracassaram todas até agora. Hoje, os pesquisadores do Projeto Cetáceos da Costa Branca, com apoio da Capitania dos Portos, Polícia Ambiental e Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), informaram que vão fazer uma nova tentativa. Estão otimistas.

Jubarte encalhou na praia de Upanema no início da manhã de quinta-feira. Antes dos especialistas chegarem para iniciar o processo de socorro, crianças, jovens e adultos se aproximaram muito do animal, chegando a subir em cima. Cerca de 4 horas depois, a professora doutora Bernadete Fragoso, do Projeto Cetáceos da Costa Branca, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), assumiu o comando da operação.


O primeiro passo foi afastar as pessoas do animal. Segundo Bernadete Fragoso, a aproximação das pessoas deixa a baleia estressada e é perigoso. A primeira tentativa de desencalhe aconteceu durante a noite. Fracassou. A maré terminou foi jogando a baleia para a areia da praia. Na manhã de ontem, o animal ficou totalmente fora d'água e precisou de mais atenção dos pesquisadores, que usaram toalhas para hidratar a pela e colírio nos olhos do animal.

A pesquisadora Bernadete Fragoso declarou à imprensa de Areia Branca que o quadro de saúde da baleia é muito bom e que hoje haverá uma nova tentativa de socorro, usando um barco, um rebocador e uma balsa. Ontem, quando a maré subiu, a baleia fez o canto peculiar deste tipo de animal marinho várias vezes e bateu com a calda na água rasa. Ao DE FATO, Bernadete Fragoso disse que, nas condições em que se encontra, a Baleia pode sobreviver até 5 dias fora do mar.ATRAÇÃO É muito grande o número de curiosos e também de pessoas procurando ajudar. Ontem, estudantes da UnP, de Mossoró, assim como também da UFERSA e da UERN, estiveram na Praia de Upanema. O empresário e servidor público Luis Rolin fez a doação de várias toalhas brancas para hidratar a pele do gigante marinho. Várias pessoas de Mossoró também foram especificamente olhar a baleia. Neste sábado, estão sendo esperadas mais pessoas na praia. Os fiscais do IBAMA e os pesquisadores do Projeto Cetáceo se mostram preocupados com o quadro e se revezam no monitoramento. 

Nenhum comentário: