sábado, outubro 22, 2011

Galinhos e São Miguel do Gostoso serão atendidos pela Caern

Dois municípios que ainda não são atendidos pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) deverão passar a contar com os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário prestados pela empresa de saneamento. A Caern vai elaborar os projetos para implantar os sistemas de água e esgotos das cidades de Galinhos e São Miguel do Gostoso. 


As duas cidades se constituem em dois importantes pólos para o desenvolvimento de atividades turísticas, inclusive atraindo visitantes do exterior. Na última quarta-feira (20), foi realizada a licitação, de dois lotes, na modalidade tomada de preços, visando a contratação de empresa para a elaboração dos projetos de execução do serviço de coleta de esgotos e ampliação dos sistemas de distribuição de água, existentes nos dois municípios.

A Caern está investindo R$ 1 milhão na elaboração dos projetos, sendo R$ 500 mil para cada município. A empresa ou empresas vencedoras do processo licitatório terão um prazo de 180 dias para concluir cada um dos projetos, a partir da data do recebimento da ordem inicial de serviços a ser expedita pela Caern. Os recursos para a contratação dos dois projetos serão repassados à Caern pelo Ministério do Turismo. Na fase seguinte, será iniciada a licitação para a contratação das duas obras, em Galinhos e São Miguel do Gostoso, o que deve acontecer no início do ano que vem.
O município de São Miguel do Gostoso, com dez mil habitantes e uma área de 342 quilômetros quadrados, possui diversas praias e está recebendo melhoramentos de infra-estrutura, visando atender o turista dos diversos estados do Brasil e do exterior. Já Galinhos, foi o primeiro município do Estado a implantar o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). Em ambos os casos, os municípios enfrentam problemas de abastecimento de água, o que compromete o desenvolvimento do turismo e a qualidade de vida de quem reside na região.

Os projetos que estão sendo licitados terão estudos topográfico, geológico e geotécnico, contendo a concepção do sistema de coleta e tratamento de esgotos sanitários e de abastecimento de água. Os recursos estão assegurados através de convênio firmado com o Ministério do Turismo, Secretaria de Turismo, Governo do Estado e Caern.

Nenhum comentário: