sábado, outubro 01, 2011

Luiz Gomes: Prefeito renuncia ao cargo um ano antes da eleição


Após se reunir com vereadores, secretários e amigos, o prefeito Carlos José Fernandes, convocou uma reunião extraordinária na Câmara Municipal para o final da tarde de ontem quando  apresentou Carta Renúncia ao cargo. Ele não compareceu à sessão. A carta foi lida pela secretária de Educação. Antes, o prefeito "Dedezinho", como é mais conhecido na região Oeste, distribuiu um documento na cidade de 9.810 habitantes explicando as razões de sua renúncia:
"Digo um grande não a tudo isto em nome de minha dignidade e em nome do que resta dos bons sentimentos em minha mãe Julita e em meu pai Canindé. Eles não merecem tamanho desconforto", escreveu.
Na cidade, a dúvida quanto à renúncia ou não do prefeito começou logo cedo, quando foi enviado a Câmara Municipal um pedido de convocação extraordinário sem explicar as causas. A decisão de renunciar ao cargo para o qual foi eleito em 2008, foi tomada num momento em que o município enfrenta uma das piores crises de abastecimento de sua história. O açude que abastece a cidade não recebe água há dois anos e, em, no máximo 30 dias, não servirá mais para abastecer a cidade serrana.

Devido à queda na arrecadação, o município de Luís Gomes vinha enfrentando dificuldades.  De acordo com o blog Serra de Luís Gomes, os problemas mais acentuados eram detectados nas secretarias de Obras e na de Saúde. Havia reclamação sobre o lixo, ruas no escuro, falta de medicamentos e de médicos entre outros.

Mas Dedezinho, que é advogado, não recorreu a estes problemas para justificar sua renúncia. Na Carta Renúncia distribuída à população de Luís Gomes recorreu à música de Roberto Carlos, à escritora Cecília Meireles e também à Bíblia Sagrada.


Disse que foi criado com princípios éticos norteados pelos seus pais e avós. Lembrou que foi o primeiro e o segundo prefeito constitucional da cidade vizinha de Major Sales e também secretário Parlamentar do Senado Federal, Secretário da Assembléia Legislativa, e finalmente prefeito de Luís Gomes. Assegurou que sempre governou fazendo o que acreditava ser o certo.

"Nos últimos meses venho vivendo um processo que pôs à prova todas as minhas convicções". Mais adiante, fez uma indagação: "o meu avô Primo estava errado quando me ensinou a ser honesto com as pessoas e comigo mesmo? Erraram todos que me ensinaram a amar, respeitar e preservar as conveniências do seio familiar?" Dedezinho se compara a um jogador de futebol que fez três gols e foi substituído aos 40 do primeiro tempo.

A posse do novo prefeito, Francisco Tadeu Nunes, que é médico, foi marcada para marcada para  hoje, às 10h, na sede da Câmara Municipal de Luis Gomes, em solenidade presidida pelo vereador José Ismar Ferreira, que terá como missão pela frente resolver a questão do abastecimento de água da cidade sem dinheiro nos cofres. O vice-prefeito acompanhou a sessão na Câmara que marcou a renúncia de Dedezinho e comemorou a sua chegada a Prefeitura com fogos. Dedezinho não ficou na cidade.


Na noite de ontem, especulava-se na cidade que a renúncia poderia ser uma jogada para poder disputar a eleição municipal de 2012 no vizinho Major Sales, município já administrado por ele.

Nenhum comentário: