sábado, outubro 01, 2011

Santa Cruz: Presidente da Câmara explica como está tramitando o projeto de lei sobre as vagas na Câmara Municipal


Em conversa com o Blog Wallace realizada na última quinta-feira (29), o presidente da Câmara Municipal, Tarcísio Reinaldo (PSB), falou sobre a polêmica matéria do aumento ou manutenção das vagas do legislativo municipal. “Eu respeito a opinião de quem defende o aumento, mas não vejo necessidade absoluta para aumentar o número de cadeiras na Câmara Municipal”, explicou Tarcísio. 

Sobre como anda o tramite do projeto de lei o vereador comentou. “Nós estamos diante de um projeto de lei que apresenta divergência, então neste caso devemos cumprir fielmente o Regimento Interno da Câmara, que prevê um prazo de até 10 dias para vistas no projeto. Quero cumprir o regimento, para não deixar brechas”, disse.

Tarcísio falou que poderia até abrir mão de cumprir todo o ritual que está sendo aplicado, mas ele falou que pela primeira vez a Câmara está cumprindo o que deve ser cumprido. “Não sei por que tanta polêmica. Se estranha cumprir o Regimento só porque se trata da matéria do aumento. Eu acho que quantidade não garante qualidade”, opinou o presidente.

Sobre o prazo para aprovação do projeto de lei, Tarcísio disse acreditar que o prazo é sete de outubro, pois assim estaria cumprindo o Princípio da Anterioridade da Lei Eleitoral, localizada no Art. 16 da Constituição Federal de 1988, que diz: “A lei que alterar o processo eleitoral entrará em vigor na data de sua publicação, não se aplicando à eleição que ocorra até um ano da data de sua vigência”.

Existe uma preocupação nacional para cumprimento desse prazo, o que já indica a dependência de cumprir este prazo.

Nenhum comentário: