sábado, outubro 08, 2011

UFC: Brasileiro está escalado para encarar a luta do ano

Quatro dias depois de comunicar o retorno ao octógono do UFC apenas em 2012, o brasileiro Lyoto Machida, ex-campeão do peso meio-pesado, foi escalado para uma missão considerada das mais difíceis, em dezembro deste ano: caberá a ele tentar tirar o cinturão das mãos da jovem revelação do MMA Jon “Bones” Jones. O anúncio inesperado da luta foi feito há ontem minutos pelo presidente da franquia, Dana White, pelo Twitter: “Toronto, os ingressos para o UFC 140, dia 10 de dezembro, começam a ser vendidos no final de semana e a nossa luta principal será Jones vs Machida”.

A notícia gerou surpresa porque o confronto entre Jon Jones e Rashad Evans, outro ex-campeão, estava preparado desde a manutenção to título do campeão diante de Quinton Rampage Jackson, no UFC 135, no mês passado. Uma lesão, no entanto, teria impossibilitado Evans de lutar em dois meses. Outros nomes chegaram a ser cogitados para a disputa do cinturão, mas Dana tinha uma explicação para rejeitá-los: “Evans está machucado, Dan Henderson vai lutar contra Shogun (Maurício, outro brasileiro) e Davis está lesionado”, ele postou no microblog na web.

A definição do card principal do UFC 140 também inquieta porque o brasileiro Lyoto Machida havia sido colocado na geladeira pelo próprio chefão do UFC depois de exigir um cachê igual ao do campeão Anderson Silva para lutar. Dana também demonstrava insatisfação com o estilo de combate do atleta, marcado pela esquiva e primazia técnica – um incômodo para quem prefere ver shows sobre o octógono.

No dia 2 de outubro, o brasileiro havia se convencido da impossibilidade de retornar aos ringues ainda em 2011. “Pessoal, acho que octógono só no ano que vem”, ele escreveu no Twitter. Hoje, o recado aos seguidores era outro: “Acabei de confirmar. Disputarei o cinturâo contra Jones em 10 de dezembro”.

Com 24 anos, Jon Jones tem a seu favor uma ampla envergadura, chutes precisos e uma velocidade no movimento. Soca com propriedade e desfere cotoveladas mortais contra os adversários. No cartel, possui 14 vitórias e somente um resultado negativo.

Mas o brasileiro Lyoto Machida é um páreo duro para o norte-americano. Carateca de nível avançado, ostenta no currículo 17 triunfos e apenas duas derrotas. É conhecido por ter uma capacidade inigualável de não ser acertado dentro do octógono. Habilidade capaz de irritar até o chefão do UFC, admirador do confronto direto, a trocação aberta. Machida se caracteriza por medir os golpes, calcular as entradas, ter sempre uma opção de sair e evitar o golpe adversário.

O confronto promete ser um dos melhores do UFC dos últimos anos. Quem você acha que leva o cinturão? Aproveite e vote na nossa enquete ao lado.

Nenhum comentário: