quinta-feira, novembro 03, 2011

Caraúbas: Cupins comprometem estrutura da igreja matriz


O padre Francisco das Chagas, da paróquia local, pediu ajuda à Universidade Federal Rural do Semi- árido (UFERSA) para combater os cupins que ameaçam a estrutura de madeira da Igreja de São Sebastião, que tem 143 anos de existência em Caraúbas. O ofício foi entregue ao reitor Josivan Barbosa.

O padre explicou que os cupins inicialmente atacaram a madeira da cobertura e agora ameaçam as estátuas sacras e os bancos. "A cada dia que passa o problema vem se agravando, os cupins estão tomando conta da parte superior de nossa igreja e já estão vindo para a inferior. Precisamos de toda a ajuda necessária para poder fazer alguma coisa antes que a situação se torne mais crítica", disse Francisco das Chagas.

O projeto do religioso é fazer um trabalho para matar os cupins e em seguida conseguir recursos para restaurar a estrutura da igreja, que é histórica. O primeiro passo será elaborar um diagnóstico do atual quadro, que será feito pelos especialistas da UFERSA na próxima semana. O segundo será matar os cupins e procurar recursos para restaurar a estrutura. Algo parecido aconteceu há poucos anos com a Igreja de São João Batista, de Assú. Os cupins atacaram a madeira e o telhado desabou.

No caso, o trabalho para exterminar os cupins foi realizado e em seguida foram firmados convênios com o Governo do Estado para restaurar a igreja, que, assim como o prédio da de Caraúbas, também é histórica. Em Caraúbas, Josivan Menezes disse: "Podemos e vamos atender a solicitação do padre Francisco, enviando na próxima semana dois engenheiros para fazer uma avaliação criteriosa do quadro." O padre Francisco das Chagas disse que a comunidade católica do município está muito preocupada com a estrutura da igreja. Além da estrutura do telhado, os engenheiros da UFERSA vão analisar as condições das paredes.

Fonte: JORNAL DE FATO

Nenhum comentário: