terça-feira, novembro 15, 2011

Carteira de estudante será gratuita em 2012


A prefeita Micarla de Sousa assinou, na tarde de ontem, o decreto da Lei de número 9.310/11 que estabelece a gratuidade da identidade estudantil eletrônica na rede pública e privada de ensino da capital. De acordo com a Prefeitura, a medida vai beneficiar 328 mil estudantes natalenses secundaristas e universitários e passa a valer a partir do próximo ano.

O benefício é o mesmo que foi implantando esse ano para os estudantes da rede pública. Com a nova lei, estudantes da rede privada passam a ter direito de fixar um selo nos cartões utilizados para comprar a passagem - o cartão do NatalCard. "Não haverá custos para o estudante. Ele pega o cartão NatalCard e fixa o selo e pode usar em qualquer local", disse Augusto Maranhão, diretor de Comunicação do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Natal (Seturn). 

De acordo com o secretário municipal de Comunicação, Jean Valério, a nova norma não onera o Município. "Não haverá custos para a Prefeitura", disse.

A assinatura do decreto foi feita durante solenidade realizada no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). Micarla de Sousa disse que estava vivendo um momento histórico. "Hoje é um dia que não vou esquecer jamais. A cidade está dizendo, sim, aos estudantes e aos jovens das escolas públicas e privadas. Muitos não tinham condições de pagar a carteira de estudante. A Prefeitura está fazendo justiça a vocês ao estabelecer a gratuidade da carteira", afirmou.

Representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (UMES), entre outras instituições, estiveram no local.

Nenhum comentário: