sexta-feira, março 26, 2010

São Miguel

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) retornou os trabalhos no início da semana após as reformas no espaço para funcionamento. O centro recebeu todas as adequações necessárias nas instalações elétrica e hidráulicas, pintura, manutenção de equipamentos e jardinagem.

A programação das atividades continua com a realização de oficinas terapêuticas, atividades recreativas, educativas e lúdicas, além da manutenção dos cuidados clínicos diários, controle e fornecimento da medicação adequada, acompanhamento psiquiátrico e alimentação para cerca de 160 pacientes regularmente cadastrados anualmente.

O município mantém o centro com a contratação de assistente social, auxiliar de enfermagem, pedagogo, nutricionista e demais profissionais de apoio. O ambiente conta com amplas e aconchegantes salas, espaço para atividades, profissionais capacitados, boa localização e fornece diariamente alimentação balanceada e medicamentos.

O Caps mantém uma postura de orientação constante as famílias que cuidam de deficientes mentais e busca a cada dia realizar ações de combate ao preconceito e a exclusão social destes pacientes. O projeto "Amigos do Caps" é um exemplo desta preocupação dos profissionais do centro, que leva o local voluntários da sociedade para interagir e se integrar com a filosofia da instituição.

O prefeito Galeno Torquato destaca a importância do Caps em São Miguel pelo apoio que representa a diversas famílias, aliando serviços ambulatoriais, visitas domiciliares e orientação aos pacientes e acompanhantes. "O Caps vem colhendo ótimos resultados no município e possibilita um novo sentido na vida e na saúde de muitos micaelenses. A instituição complementa as ações do Sistema Único de Saúde (SUS) e estamos dando a diversas pessoas o direito de exercer plenamente a sua cidadania, criando, produzindo e sendo assistida com competência e carinho", assegura o prefeito.

Nenhum comentário: