terça-feira, abril 20, 2010

Comunidade rural em Caiçara do Rio dos Ventos ganha sistema de abastecimento

O Governo do Estado, através da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), entrega o primeiro sistema de abastecimento de comunidade rural de 2010 nesta terça-feira (20), às 15h30, na comunidade de Serra das Gameleiras, município de Caiçara do Rio dos Ventos. Serão beneficiadas 80 famílias, que receberão água da adutora Sertão Central Cabugi. Ainda neste ano, outras 67 comunidades serão beneficiadas com a construção do sistema adutor do Alto Oeste.

Desde 2005, a Caern trabalha com o modelo de auto-gestão do sistema de abastecimento pelas associações representativas das comunidades rurais. O modelo consiste em fazer com que a própria comunidade administre o sistema com o acompanhamento da empresa. A empresa já ministrou trabalho de educação ambiental com 930 famílias em 22 pequenas comunidades nos municípios de Boa Saúde, Serrinha, Tangará, São Rafael, Campo Grande e Serrinha dos Pintos.

A associação comunitária deve ser legalmente constituída com CNPJ e esta assinará contrato de prestação do serviço. Antes da assinatura do contrato são realizadas diversas reuniões com a comunidade para explicar todos os passos do processo da auto-gestão. A partir daí, a associação se responsabiliza pela cobrança e manutenção do sistema. A tarifa cobrada pela Caern nestas áreas é a social que corresponde a R$ 4,35 por 10 mil litros de água fornecidos mensalmente.

Apesar dos altos custos para levar água tratada às comunidades rurais, a Caern utiliza tarifa subsidiada para consumo de até 10 mil litros de água por ligação. A empresa emite uma fatura única que abrange todas as ligações de água e a comunidade manterá um fundo para custear despesas com o funcionamento adequado do sistema.

No ano passado, foram entregues os sistemas de comunidades rurais atendidas pela adutora Serra de Santana. As comunidades rurais que receberam foram Barão de Serra Branca, Santo Antônio, Palestina Um, Palestina Dois e Belo Monte. Em São Rafael, as localidades são Serrote Um, Serrote Dois, Serra Branca Um e Dois. O trabalho conta com a parceria da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e de Recursos Hídricos (Semarh), responsável pela construção da adutora Serra de Santana.

Segundo o gestor da Assessoria de Saneamento Rural, geólogo Marcelo Queiroz, a comunidade é responsável pela escolha do representante que vai administrar o sistema, a partir das orientações da Caern. Em outras etapas, a empresa fará reuniões com a própria comunidade, orientando sobre economia de água e cuidados na manutenção das instalações para evitar vazamentos.

Nenhum comentário: