segunda-feira, setembro 05, 2011

Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte poderá ser um dos símbolos da Copa de 2014 na capital


Apresentar ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) a documentação necessária para validar o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, no Cadastro Nacional de Unidades de Conservação e incluí-lo no Projeto "Parques da Copa", do Governo Federal. 

Foi com esse objetivo que a Prefeitura do Natal participou no último dia 29, em Brasília, de uma reunião com representantes do Departamento de Áreas Protegidas do MMA. O resultado deverá sair ainda este mês.

Na documentação apresentada ao ministério constava o decreto que adaptou a nomenclatura do Parque ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação, um memorial descritivo com os limites do parque, publicação com o diagnóstico da fauna e flora do local.

Além disso, foi feita uma defesa oral junto à equipe técnica do MMA, sobre o esforço que a Prefeitura do Natal vem realizando para atender todos os requisitos, como, por exemplo, ampliar a área do Parque e conseguir os títulos de propriedade, fato que já foi consolidado na assinatura das escrituras na semana passada.
Comissão busca eliminar pendências técnicas
O representante natalense na reunião em Brasilia, geógrafo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) José Petronilo da Silva Júnior, disse que a reunião serviu para finalizar as pendências existentes em relação ao Parque da Cidade, no intuito de incluí-lo no Cadastro Nacional.



Segundo ele, apresentar essa documentação é a condição primordial para que o Parque possa concorrer a uma das três vagas destinadas ao Rio Grande do Norte.

"O projeto prevê ações de marketing e divulgação das unidades de conservação das cidades-sedes da Copa 2014, durante os jogos. A iniciativa faz parte das medidas propostas pelo Governo Federal para fazer da Copa no Brasil a mais sustentável", explica o geógrafo. Ele acrescenta que o foco do programa é demonstrar por meio dos parques o ecossistema das cidades-sedes.

Além disso, o representante da prefeitura também participou da reunião da Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, que ocorreu no dia 30, na qual esteve acompanhado da procuradora Marjore Madruga, coordenadora da Câmara Temática Estadual de Meio Ambiente, representante do Governo Estadual.

Na ocasião, que reuniu representantes das cidades-sedes para mostrar o andamento das ações e projetos em sustentabilidade existentes nas cidades-sedes, foi apresentada a Matriz de Boas Práticas Ambientais, criada pelo grupo de trabalho da Câmara local. A matriz é responsável por apontar os pontos positivos e negativos existentes nos projetos para a Copa a serem executados na cidade do Natal, sendo, inclusive, muito bem avaliadas pelas demais cidades-sedes da Copa.

Nenhum comentário: